Quimica
Departamento Acadêmico de Química – Coordenação de ensino técnico
Disciplina: Laboratório de Química Orgânica – Turma: Modulo 1 – T1
Professora Ana Maria de Resende Machado
Alunos: Camila Clarissa Guilherme
Data da Prática: 29 de Setembro
Determinação da Temperatura de Fusão
Belo Horizonte, 2º Semestre de 2014
1 Introdução
O ponto de fusão é uma temperatura em que cada substancia sofre alteração em seu estado físico, passando do estado solido (perfeitamente ordenado) para o liquido (fluido e aleatório), devido ao aumento de sua temperatura.
No aquecimento de tais substancias a temperatura permanecerá constante enquanto estiver ocorrendo a mudança no estado físico. Para ocorrer a mudança é necessária uma quantidade de energia, denominada calor de fusão (1), que determina a qual temperatura ocorrerá. O calor aumenta a vibração molecular que consequentemente irá causar a mudança das posições das partículas e a quebra do reticulo cristalino, denominado Calor latente de fusão, nesta fase a substancia está parte solida e parte liquida.
A presença de impurezas pode causar alterações no ponto de fusão das substancias, fazendo com que a amostra tenha sua temperatura de fusão reduzida.
Em grande maioria os compostos orgânicos apresentam ponto de fusão mais baixos que os compostos inorgânicos, principalmente pelo tipo de interação existente nesses dois tipos de substancias. Os compostos iônicos quando fundidos, tem suas forças de interação entre íons quebradas parcialmente enquanto nos compostos orgânicos, as ligações covalentes polares e as forças de Van der Waals são mais fracas, ocasionando em um uso menor de energia para a quebra dessas ligações.
A temperatura de fusão de um solido pode ser determinado através do tubo de thiele, onde o aquecimento do sistema é realizado causando uma correndo de convecção