QUIMICA
O hidróxido de sódio ou soda caustica (NaOH), é bastante utilizada nas indústrias, principalmente como base química, para a fabricação de papel, tecidos, detergentes, e biodiesel.
O NaOH tem uma levada relatividade, ou seja, com o contado na pele pode produzir queimaduras, cicatrizes e se ter contato com os olhos, causa cegueira. Por esses motivos e outros a o manuseio com a soda tem que ser bem regido.
Durante o preparo de algumas substancias, erros podem ser cometidos, estes podem acontecer por causas comuns, tais como o uso inadequado de vidraria, a falhas da determinação da massa, o volume, e claro uns que é mais comum o baixo grau de pureza.
O hidróxido de sódio (NaOH) não é uma substância primária (substância de concentração conhecida), pois não apresenta as propriedades destas substâncias que são pouco higroscópicas e não reagem com o dióxido de carbono atmosférico. Devido a estes factos, é inútil uma pesagem rigorosa de NaOH sólido, pois não se conhece a sua composição exata, nem a quantidade de água (humidade) que este contém (solução de NaOH.).
Para padronização e verificação de concentração da solução existem as substancia com padrão primaria, pois são ideais para a correção. Este procedimento é denominado de fatoração, que consiste na titulação e na definição de massa da solução que esta com maior concentração.
A aula pratica da aos Bacharelados em Agronomia 2014, tem o intuito, de observar erros cometidos e que podem ser resolvidos com facilidade. Relatando as atividades e procedimento ocorridos.
2. OBJETIVO
Esta analise tem como objetivo a padronização da solução de hidróxido de sódio (NaOH). Utilizando o biftalato de potássio, será possível observar a concentração por porcentagem de NaOH, com a correção de aproximadamente 0,1 mols/L.
Explicar experimentalmente qual a quantidade ideal de biftalato de potássio para a neutralização do NaOH, caso seja provado que não esteja com 0,1mols/L.
3. METODOLOGIA
Através do