quimica
Introdução à Química Orgânica
1. Estrutura geral dos átomos
Após vários anos de intensos estudos, acredita-se que um átomo consiste basicamente de um pequeno núcleo muito denso, rodeado por elétrons, que estão em constante movimento em torno do núcleo.
Elétrons apresentam carga negativa e estão distribuídos por um volume espacial relativamente grande em volta do núcleo, estima-se que se o átomo fosse do tamanho do estádio do maracanã o núcleo seria do tamanho de uma bola de futebol localizada no centro deste estádio, ou seja, nessas condições, o elétron mais próximo do núcleo estaria a aproximadamente 1,5 Km de distância do núcleo.
Figura 1: Ilustra a distância entre o núcleo do átomo a seu elétrons mais próximo.
O núcleo de um átomo contém prótons carregados positivamente e nêutrons que não apresentam carga. Sendo assim, o núcleo é carregado positivamente. Como a quantidade de carga positiva em um próton é igual à quantidade de carga negativa em um elétron, um átomo neutro tem o mesmo número de prótons e elétrons.
Átomos podem ganhar elétrons e tornarem-se carregados negativamente, ou podem perder elétrons para se tornarem carregados positivamente. Entretanto, o número de prótons em um átomo não muda.
Figura 2: Ilustra o núcleo do átomo contendo prótons e neutros e os elétrons na eletrosfera. O que realmente define um átomo não é seu número de elétrons nem número de nêutrons e muito menos sua massa atômica (como se achava antigamente), mas sim o número de prótons. Assim, átomos diferentes apresentam números de
1
Prof. Zilvam Melo – Química Orgânica I
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA prótons diferentes e, inclusive, a tabela a própria periódica atualmente é organizada de acordo com o número de prótons de cada elemento, pois observou-se que organizando os elementos desta maneira eles apresentavam propriedade que se repetiam dentro de uma mesma família ou período