Quimica
Curso Técnico de Química-3º Módulo
Análise do teor de cloreto no soro fisiológico
Cristina Oliveira
Hellen Ribeiro
Mariana Mendes
Sarah Borges
Belo Horizonte, setembro de 2014.
1 Introdução: O soro fisiológico é uma solução isotônica, que contém 0.9% de NaCl em 100ml de solução. O soro não precisa de receita médica para ser adquirido, pode ser caseiro e é utilizado para várias finalidades, como, lipeza de piercing, higienização nasal( o soro fisiológico ajuda não só na limpeza e hidratação do nariz, mas também na prevenção de resfriados, gripes e nos sintomas alérgicos) , desidratação (para reposição de íons de sódio e cloro), limpeza de ferimentos, enxágue de lentes de contato, em preparados para microscopia, para nebulização para asma, na forma de solução estéril é normalmente usada para infusão intravenosa (possui igual tonacidade em relação ao sangue humano). Na prática a seguir será analisado o teor de cloreto pelo método Mohr que por sua vez é um método argentimétrico formando um sólido colorido.
2 Objetivo:
Calcular o teor de cloreto no soro fisiológico pelo método de Mohr.
3 Materiais e Reagentes:
Proveta 50mL; suporte universal; garras; béquer 300mL; bureta 25mL; erlenmeyer 250mL; pisseta; pipeta volumétrica 20 ml; pipeta graduada de 5 ml; balança semi-analítica; placa de petri.
Soro fisiológico, água destilada, indicador Cromato de Potássio, solução de Nitrato de Prata.
4 Procedimentos:
1º Parte: Padronização da solução de Nitrato de Prata
Pesou-se 0,1g de Cloreto de Sódio;
Transferiu-se para um erlenmeyer, diluindo para 75 ml aproximadamente;
Colocou-se 2 ml de indicador Cromato de Potássio e 0,5g de bicarbonato de Titulou-se até o surgimento da coloração marrom tijolo.
2º Parte: Análise do teor de cloreto no soro fisiológico.
Mediu-se com o auxilio de uma proveta 50mL de soro fisiológico.
Transferiu-se para um balão de 500mL