quimica
1. Objetivos
Detectar elementos químicos em compostos através do ensaio por via seca (ensaio de coloração de chama).
2. Importante Em um átomo, os elétrons podem ser excitados para níveis de energia superiores, por exemplo, no teste de chama. Este teste consiste em levar uma amostra de um sal à chama do bico de Bunsen. Nessa situação, o elétron externo é excitado para um nível de energia mais alto pelo calor da chama. Quando esse elétron chega ao nível energético inicial, ele libera a energia absorvida, que pode ser emitida na forma de luz visível, com o aparecimento de cores características na chama.
3. Materiais e reagentes
Vidro de relógio, haste ou fio específico para chama (Liga de Ni-Cr), Bico de Bunsen.
Reagentes: (opcional) ácido clorídrico 6 mol L-1
Solução (0,5g em 30 ml agua) de: NaCl, KCl, CaCl2, SrCl2, BaCl2 , Cu SO4
4. Procedimento Experimental
1. Usar a haste ou fio já limpo ( se necessário usar HCl 6M ). Mergulhar o fio na solução de ácido clorídrico contida em um vidro de relógio e, então numa porção da substância em análise, de modo que esta fique aderida ao fio. Levar o fio contendo a amostra à zona oxidante inferior da chama e, então, observar a cor transmitida à chama. Repetir o procedimento de limpeza do fio e testar outro sal.
2. A chama de sódio mascara a de outros cátions caso o sal testado esteja contaminado com sódio. Se necessário, para contornarmos este problema, repetiremos o mesmo procedimento do item 1 e, observaremos a cor da chama através de uma placa de vidro de cobalto que absorve a cor amarela, neste caso devido ao sódio.
Tabela para anotação dos resultados do teste de chama
Tipo de ion
Observação da Cor
Sódio
amarelo
Potássio
Branco
Cálcio laranja Estrôncio vermelho Bário
Verde limão
Cobre
verde
Anexos
1. Explique se suas observações podem ser sustentadas pelo que foi descrito na literatura ( PLT).
2. Quais foram os cuidados