Quimica
Escola de Engenharia Mauá
alumínio
Curso: Engenharia Civil
Turno: Noturno
Disciplina: EFB501 – QUIMICA
Lab: 08
09.00857-8 Suelen Nunes Lourenço
São Caetano do Sul
23/09/2014
Como é o processo de obtenção do alumínio?
O alumínio é um material muito versátil, é o mais comum no planeta, mas não é encontrado em sua forma natural. A obtenção do alumínio é feita a partir do mineral bauxita, o processo se dá em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução.
Mineração: A bauxita contém de 35% a 55% de óxido de alumínio, é formada pela decomposição de rochas alcalinas e com as chuvas temos a argila, que contém a alumina (produto intermediário que leva à produção de Alumínio), este mineral é extraído da natureza. A Alumina possui fórmula Al2O3. Em alguns países a retirada da bauxita é necessário explodir montanhas para remover barreiras de pedra subterrânea.
Refinaria: Nesta etapa, a alumina precisa passar por uma purificação, é então dissolvida em soda cáustica e depois aquecida sob alta pressão para dissolver a alumina. Em seguida as impurezas são separadas por sedimentação, nesse processo as partículas sólidas suspensas vão sedimentando, isto é, vão depositando no fundo do recipiente, tendo o aluminato de sódio, que é colocado num precipitador, obtendo a alumina hidratada, que vai para os calcinador pra ser aquecida a mais de 1000ºC e depois de seca vira um pó branco de alumina pura sendo enviado à Redução.
Redução: Esta última etapa permite a obtenção de alumínio através de eletrólise. A passagem de corrente elétrica na célula eletrolítica promove a redução da alumina, decantando o alumínio metálico no fundo da célula e o oxigênio liberado reage com o ânodo de carbono, formando dióxido de carbono. Vejamos como ocorre a reação de oxirredução:
1. A Alumina é colocada no estado fundido em um tanque de ferro revestido com carbono, esse tanque funciona como cátodo;
2. Os ânodos são