conceito da macroeconomia
Ao estudar e procurar relacionar os grandes agregados ,a macroeconomia não tem por enfoque o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos . a macroeconomia trata o mercado de bens e serviços como um todo ( agregando produtos agrícolas , industriais e serviços de transporte por exemplo ) não se preocupando com diferença nas qualificações ,sexo ,idade ,origem da força de trabalho ,etc..
Apesar disso a abordagem global tem a vantagem de estabelecer relações entre grandes agregados e permitir uma compreensão maior de algumas das interações mais relevantes da economia ,entre os mercados de bens e serviços o ‘mercado’ monetário ,financeiro e cambial , e o mercado de trabalho ,representando assim importante instrumento para a política e a programação econômica . entretanto embora exista um aparente contraste , não há conflito entre a micro e a macroeconomia , uma vez que o conjunto da economia é a soma de seus mercados individuais .A teoria macroeconômica propriamente dita preocupa – se mais com aspectos a curto prazo ,especificamente trata de questões como o desemprego , que aparece sempre que a economia esta trabalhando abaixo de seu máximo de produto ,e da estabilização do nível geral dos preços . Em outras palavras a análise de curto prazo avalia fundamentalmente questões conjunturais ,como desemprego e inflação .
A parte da teoria econômica que estuda questões de longo prazo é denominada teoria do desenvolvimento e crescimento econômico . analisa também os grandes agregados ,mas com um enfoque um pouco diferenciado ,preocupando se com a trajetória de longo prazo da economia . A teoria do