Quimica
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGIA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS
CAMPUS LUZIÂNIA
LICENCIATURA EM QUIMICA
QUIMICA INORGÂNICA
PROF.: JEFFERSON
Resenha: COMPLEXOS METÁLICOS COM O HERBICIDA GLIFOSATO: REVISÃO
Artigo COMPLEXOS METÁLICOS COM O HERBICIDA GLIFOSATO: REVISÃO de oito paginas elaborado por Cláudia F. B. Coutinho e Luiz Henrique Mazo (Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, CP 780, 13560-970 São Carlos-SP), é um artigo de caráter cientifico que apresenta em seu conteúdo como principal foco a utilização do herbicida glifosato com complexos metálicos, onde foram realizados estudos em suas sínteses, identificando sua estabilidade e propriedade estrutural.
O glifosato é um herbicida de larga utilização na agricultura, pertencente ao grupo químico dos aminoácidos fosfanados. Este herbicida é um privilegiado, pois pode se coordenar fortemente como um ligante tridentado. Em pH abaixo de 2.0 o glifosato apresenta uma boa adsorção a argila e matéria do solo.
O grande numero de estudos do glifosato se relaciona a complexos de química ambienta (cultura dos transgênicos), porem poucas pesquisas estão ligadas a formação de complexos com outros íons metálicos são encontrados.
Muitos complexos estão sendo estudados com o glifosato, são eles: * Complexos de Cobre (II) * Complexos de Manganês (II) * Complexos de Cádmio (II) * Complexos de Chumbo (II) * Complexos de Ferro (III) * Complexos de Níquel (II) * Complexos de íons Alcalinos Terrosos * Complexos de Cromo (III) * Complexos de Cobalto (III) * Complexos de Amonio * Complexos de Lítio * Complexos de Sódio * Complexos de Prata (II) * Complexos de Lantanídeos
Os estudos do herbicida glifosato são de grande importância para compreensão dos seus efeitos nas plantas e nos solo.
O artigo e de difícil compreensão e necessita de um embasamento de química inorgânica muito