quimica
ALUNOS:
BRUNO ARAUJO
FELIPE FARIA
FLÁVIO
GABRIEL ARON
ISABELLA ABRANCHES
JULIA MARRI
MARCELA
RUDSON MOREIRA
1º SEMESTRE/2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos aprofundar o estudo sobre a condutividade elétrica em metais, analisando os materiais condutores e suas propriedades, e para isso apresentaremos noções básicas sobre condutividade elétrica.
A condutividade elétrica especifica o caráter elétrico de um material qualquer e é indicativa da facilidade com a qual um material e capaz de conduzir uma corrente elétrica. Outro conceito importante para entendermos a condutividade, a resistividade que é inversamente proporcional à primeira. As discussões apresentadas sobre propriedades elétricas, neste trabalho utilizarão tanto a resistividade quanto a condutividade.
Materiais sólidos exibem uma espantosa faixa de condutividades. De fato, uma maneira de classificar materiais sólidos é de acordo com a facilidade com que conduzem uma corrente elétrica; dentro deste esquema de classificação existem 3 grupamentos: condutores, semicondutores e isolantes. Como neste trabalho iremos aprofundar apenas em metais. Metais são bons condutores, tipicamente tendo condutividades da ordem de 107 (O-m)-1. No outro extremo estão os materiais com muito baixas condutividades, situando-se entre 10-10 e 10-20 (O-m)-1; estes são os isolantes elétricos. Materiais com condutividades intermediárias, geralmente entre 10-6 e 104 (O-m)-1, são denominados semicondutores. No Sistema Internacional de Unidades, é medida em siemens por metro.
2. OBJETIVO:
O estudo dos metais requer uma pesquisa ampla, pois eles têm uma serie de aplicações. O objetivo deste trabalho é demonstrar que a condutividade dos metais pode ser relativamente bem explicada por um modelo mecânico macroscópico.
Aprofundando em pesquisas, melhoramos os conhecimentos sobre os metais, no que diz respeito às suas