quimica
Neemias 1
O livro de Neemias ensina verdades preciosas sobre liderança, administração, motivação e trabalho em grupo, mas o seu tema principal é o da restauração. Este homem foi o instrumento de Deus para iniciar e concluir a reconstrução dos muros de Jerusalém e com isso, a fé e o ânimo do povo de Deus.
O nome Neemias quer dizer “Deus consola” e foi isso que ele fez. Vejamos algumas características desse homem no capítulo primeiro:
1. Foi alguém que se importou.
Apesar de ter um cargo importante no palácio do rei Artaxerxes, era copeiro (função de confiança), e ter nascido no exílio, Neemias se importou e “e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém”(Ne 1.2)
Infelizmente as perguntas que fazemos sobre os outros são mais por curiosidade ou cortesia do que propriamente por se importar com a vida e necessidade dos outros. Você se importa com a dor e sofrimento dos seus parentes, vizinhos, irmãos da igreja?
2. Foi alguém que se sensibilizou.
Ao ouvir o relatório do seu irmão, que lhe contou que a cidade estava com os seus muros destruídos, não havia segurança, os portões foram queimados pelo fogo, não havia justiça, o povo estava vivendo em grande pobreza e miséria e também eram desprezados pelos povos vizinhos, uma grande humilhação, Neemias foi profundamente tocado e não conseguiu conter as emoções diante daquelas notícias “Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus. Neemias 1:4
Ele tinha um coração sensível. A dor do seu povo se tornou a sua dor. Ele derramou lágrimas sinceras. Lembro de Jesus chorando, do apóstolo Paulo que, várias vezes, na oração e na pregação chorava pelos irmãos.
Lembro de John Knox, reformador escocês e patriarca do presbiterianismo, que entrou para a história o teor da oração apaixonada que fazia “Oh! Senhor dá-me a Escócia senão morrerei”.
O seu coração tem sido sensível aos