quimica
Ele leva, por exemplo, cerca de um ano para desenvolver a capacidade de andar sozinho, enquanto que no caso dos felinos, esse tempo é de alguns dias.
Porém, na luta pela sobrevivência, o ser humano pôde contar com um “equipamento” intelectivo que determinou diferenças em relação a outros animais.
Água, alimento, vestuário, abrigo e energia constituíam e constituem exigências mínimas para a sobrevivência biológica individual e grupal, nas condições impostas pelo ambiente.
Dentro das idéias atuais, muitos autores aceitam que o comportamento individual e grupal, ou seja, a atuação global dos organismos frente às condições do ambiente em que se encontram, é resultante de um complexo conjunto de ações e atitudes concomitantes e inter-relacionadas. Tal conjunto tende a contemplar as necessidades de sobrevivência. Simplificadamente, lembra-se que, conforme a complexidade biológica dos organismos,os comportamentos variam, dependendo da herança genética e de fatores ambientais. O ser humano, organismo considerado de alta complexidade biológica, apresenta comportamento resultante de racionalidade e de emotividade. Sua sobrevivência está a ele relacionada. Por exemplo, a busca por materiais possivelmente fez surgir a vida grupal (socialização), o que implicou o aparecimento de líderes e grupos com poder, bem como na posse de territórios (territorialidade). Isso levou a conflitos intra e Intergrupais: lutas e mortes. Outro exemplo, segundo alguns autores, está na necessidade de sobrepujar o medo das forças desconhecidas da natureza e de controlá- las, o que levou o ser humano a criar deuses e rituais que o