Quimica
1- Introdução
Medir a massa de uma amostra é uma operação de “pesagem”.
Neste processo, a massa de um corpo é determinada por comparação com massas conhecidas, utilizando-se balanças. Balanças não são sensíveis apenas a vibrações, mas reagem também a oscilações rápidas de temperatura e a corrente de ar. É importante ressaltar que a precisão de algumas balanças se deve a maior quantidade de números significativos, isso faz com o resultado seja cada vez mais próximo do real, ou seja, mais exato. Após a seleção da balança, pesa-se a amostra com os seguintes cuidados: Não colocar a amostra diretamente sobre o prato da balança, mas, sim dentro de um recipiente limpo e seco que pode ser um vidro de relógio, béquer ou até um simples papel de filtro. Estes recipientes devem estar à temperatura ambiente; Evitar vibrações da mesa ou da bancada em que se encontra a balança; Evitar derrame de líquidos ou reagentes sólidos sobre o prato da balança. Ao Terminar a pesagem todos os objetos e resíduos devem ser removidos do prato, desligando corretamente a balança.
2- Objetivo
Utilizar a balança visando a determinação da massa de substâncias observando os cuidados necessários para o seu manuseio.
Todas as medidas de uma propriedade física ou química estão afetadas por uma incerteza, chamada em geral erro, desvio ou imprecisão da medida. Por isso, os resultados das medidas devem ser expressos de modo tal que se possa avaliar a precisão com que elas foram feitas (ou calculadas).
No desenvolvimento de atividades no laboratório é de extrema importância saber aferir corretamente uma medida representada nos instrumentos. Uma das mais comuns e importantes operações de laboratório é a determinação de massa (ou pesagem), volume e temperatura, para que haja uma