quimica
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA-CCN
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA-DQ
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA INDUSTRIAL
MINISTRANTE: PROFª. DRª. CARLA VERÔNICA RODARTE DE MOURA
RESUMO SOBRE COQUEAMENTO RETARDADO
COMPONENTES:
201091177 – LARISSA OLIVEIRA
201148690 – JÉSSICA LEMOS DE MOURA SANTIAGO
TERESINA – PI, MAIO DE 2014 O processo de coqueamento retardado é utilizado em refinarias de petróleo com o propósito de converter resíduos de petróleo em produtos mais leves e de maior valor agregado. Como o próprio nome do processo já destaca, há também produção do coque, um produto com diversas aplicações, na indústria cimenteira, produção de anodo para indústrias de fabricação de alumínio e de produção de eletrodos de grafite para siderúrgicas. O coque produzido contém teores de enxofre, nitrogênio, oxigênio e metais.
As principais vantagens de tal processo são: Aumento da conversão de petróleos pesados, agregando valor a petróleos nacionais, aumento da produção de óleo diesel, aumento da margem de refino das refinarias, formulação de óleo combustível e uso de tecnologias maduras.
Produtos formados que serão formados nesta unidade são. O gás combustível, gás liquefeito do petróleo (GLP), naftas e gasóleos.
Envolvendo a decomposição térmica dos hidrocarbonetos, através de sua exposição a temperaturas elevadas, em um intervalo de tempo reduzido, havendo assim uma reação em cadeia levando a formação do coque. Os mecanismos das reações envolvidas são divididos em três etapas, sendo estas:
Iniciação – choque e quebra homolítica das moléculas com geração de radicais livres;
Propagação – reação dos radicais formados com outras moléculas (por abstração de um átomo de hidrogênio ou decomposição do radical formando um hidrocarboneto olefínico e novo radical, a primeira feita por altas pressões, enquanto que a segunda é a baixas pressões);
Terminação – os radicais eventualmente podem se combinar para que haja a