quimica
“ Dos projetos individuais, aos projetos de grupo e aos projetos das organizações, dos projetos profissionais, aos projetos de formação; dos projetos de toda uma vida, aos projetos, mais prosaicos, para uma férias, ou um fim de semana -, tudo se conjuga para que o “ projeto” se tenha transformado num ritual que acreditamos ser capaz, só por si, de dar um sentido ao nosso destino. “ (João Barroso)
Projetos e outras atividades significativas
Os projetos estão na moda atualmente. As demandas do mundo globalizado, da sociedade do conhecimento e da tecnologia combinam com a idéia de projeto, de projetar, de lançar para frente, de atingir um objetivo. Atualmente, na educação, essa concepção aparece em termos da proposta pedagógica, que é entendida como um projeto a ser desenvolvido continuamente e que se refere aos objetivos da escola e ao modo como serão concretizados. Outra idéia relacionada aos projetos na escola aparece, também atualmente, como uma alternativa de ensino e de aprendizagem, como uma atividade privilegiada para se trabalhar de acordo com os princípios da reforma de interdisciplinaridade e contextualização. A idéia de se trabalhar através de projetos na escola é uma idéia antiga, que vem de Dewey e outros educadores, embora tenha surgido em outros momentos e outros contextos. Quando se fala em projetos, estudo do meio, centro de interesse, trabalho por temas, pesquisa de campo, pedagogia de projetos, não significa que estamos falando a mesma coisa, embora essas atividades tenham como característica comum o esforço de implicar o aluno na sua aprendizagem, de trazer o mundo para dentro da escola ou de sair para o mundo para aprender.
O que é importante considerar ao elaborar um planejamento, considerando o que sabemos hoje sobre como se aprende e as demandas da sociedade sobre o aluno, é que as atividades têm que ter significado e
1
Guiomar Namo de Mello, com a