quimica
O que produz o aumento ou diminuição oxigênio dissolvido na água é a quantidade resíduos orgânicos presentes nela, pois eles são decompostos por microorganismos que se utilizam do oxigênio na respiração. Assim, quanto maior a carga de matéria orgânica, maior o número de microorganismos decompositores e, consequentemente, maior o consumo de oxigênio. Esses resíduos orgânicos podem ser encontrados, por exemplo, no esgoto doméstico, em certos resíduos industriais, entre outros, que muitas vezes são despejados nos nossos rios e lagos.
Para que haja a quantidade exata de Oxigênio Dissolvido na água é necessário levar em consideração alguns aspectos que influenciam seu índice como a Temperatura da água, velocidade e tipo de fluxo, Altitude, Quantidade de matéria em suspensão, Quantidade de nutrientes, Profundidade, Arborização e principalmente a Poluição, que tem levado à morte da vida aquática em nossos rios.
O equipamento usado pelos profissionais para fazer o controle do oxigênio na água é o Medidor de Oxigênio Dissolvido, que pode ser utilizado em tratamento de água e esgoto, laboratórios, mineração, aquários e controle de qualidade.
Para além dos efeitos naturais, a hipóxia resulta da eutrofização causada pela poluição por nutrientes vegetais como o amônio, nitratos e fosfatos. Na presença destes nutrientes, a concentração de algas aumenta com a saturação do oxigênio dissolvido, e após completarem o seu ciclo de vida, são decompostas por bactérias, o que