Quimica
Regra do octeto ou teoria da configuração estável
Somente átomos ou íons com oito elétrons no último nível são estáveis
Os átomos dos gases nobres são os únicos naturalmente estáveis; por isso, ocorrem isolados na atmosfera. Os demais, por serem instáveis, procuram se unir entre si a fim de adquirir oito elétrons no último nível. Isso é conseguido através da perda, do ganho ou do compartilhamento de elétrons entre os átomos,dependendo do tipo de ligação que estabelecem.
LIGAÇÃO IÔNICA OU ELETROVALENTE
É o tipo de ligação que ocorre entre METAL E NÃO-METAL.
Sendo eletropositivo, o metal cede elétrons ao não-metal, que é eletronegativo; disso resultam íon positivo (cátion) e íon negativo (ânion), com configurações estáveis (oito elétrons no último nível). Em seguida, os dois íons se atraem eletricamente, formando um composto chamado iônico.
De modo geral : átomos com menos de quatro elétrons de valência , os metais, tendem a perder elétrons (todos os de valência) e se transformar em cátions ; átomos com mais de quatro elétrons de valência , os não-metais, tendem a receber elétrons (os que faltam para 8 ) e se transformam em ânions.
• Na fórmula de um composto colocamos em primeiro lugar o cátion (metal) e depois o ânion (não-metal).
Exemplo: a. Combinação do potássio com o cloro: K+ + Cl – KCl
Houve transferência de um elétron do átomo de potássio para o de cloro. O potássio transformou-se num cátion e o cloro num ânion sendo que ambos ficaram estáveis, isto é, com 8 elétrons no nível de valência. Entre os íons surge uma força de atração de natureza elétrica, com conseqüência formação de uma substância química iônica.
b. Combinação do alumínio com oxigênio: 2 Al 3+ + 3 O 2 – Al2O3
Um só átomo de alumínio (2-8-3) não pode combinar com um átomo de oxigênio(2-6), pois cada átomo de alumínio precisa perder três elétrons, enquanto cada átomo de oxigênio só pode receber dois. O