quimica
Segundo estudos relacionados aos catadores de lixo, as pessoas normalmente têm a sensação de que o lixo desaparece depois de ser jogado fora, o que não é de fato a realidade. Pesquisas apontam que, para os catadores, aquele material possui muito valor e que seu trabalho deveria ser mais bem reconhecido, já que se eles não levassem o lixo para a reciclagem, provavelmente ele iria parar em um aterro ou lixão, poluindo o meio ambiente. Estudos ainda ressaltam que o trabalho dos catadores não só ajuda a preservar a natureza como também dá uma função ao lixo, já que o material recolhido volta para o processo produtivo depois de reciclado.
Estima-se que há cerca de um milhão de catadores em todo o país. Em geral, são trabalhadores que não possuem estudo completo e, portanto, não conseguem encontrar emprego. Afirma-se ainda, que os catadores continuam se sentindo excluídos da sociedade, “já que, como são pobres, não possuem acesso a diversos direitos e serviços que pessoas com renda maior possuem” Entrevistas com diversos catadores em Belo Horizonte entre agosto de 2010 e fevereiro de 2012 para descobrir o ponto de vista dos catadores sobre o ciclo do lixo. Uma das frases mais interessantes que se ouviu durante a entrevista foi que o lixo é apenas lixo nos olhos de quem o está jogando fora, mas que ele possui grande valor para aqueles que tiram dele o seu sustento.
A definição de lixo por si só traz uma conotação pejorativa, e percebe-se que essa mesma conotação é usada para os próprios catadores. No entanto, nas entrevistas foi fácil perceber a troca das palavras “lixo” por “material reciclável”, mostrando que as pessoas não tem noção do quão útil é o lixo que elas jogam