Quimica
Descartes adequa para embalagens de produtos químicos
As embalagens, assim como os reagentes químicos, não podem ser descartados em lixos comuns pois os resíduos químicos permanentes nelas podem trazer vários danos ao meio ambiente.
Segundo o Decreto, toda embalagem vazia deverá retornar ao fabricante ou posto de recolhimento por ele autorizado. Portanto fabricantes e revendedores ficam obrigados a receber as embalagens vazias, responsabilizando-se ainda pela destinação ambientalmente correta das mesmas. Os usuários tem por obrigação devolver as embalagens vazias. A caracterização do resíduo e o cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis são de total responsabilidade do agente gerador do resíduo.
Passos para o descarte:
Juntar as embalagens vazias em arias adequadas para o armazenamento de resíduos químicos;
Remover todos os rótulos das embalagens e rotular adequadamente como resíduo, impossibilitando assim a sua reutilização inadequada;
Providenciar a solicitação de CADRI (Certificado de Aprovação Destinação de Resíduos Industriais) ;
Enviar as embalagens somente para impressas autorizadas pelos órgãos ambientais;
Deixar as embalagens o máximo possível livre de resíduos químicos.
Tipos de embalagens
Existe dois tipos de embalagens para resíduos químicos, as de plásticos e as de vidros, pois os elementos químicos tem propriedades especificas assim alguns elementos danificam certos matérias, tendo que ter mias de um tipo de embalagem.
Embalagens
Imagem
Época
Utilidade principal
Plástico
os primeiros exemplares de frascos deste tipo são dos anos 1920 reduz-se o peso bruto do material e minimiza-se o risco de acidentes caso o frasco caia no chão
Vidro
final do século XIX e dos primeiros anos do século XX mais resistente a impactos e ao aquecimento
Referencias
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAi7UAH/tipos-embalagens-produtos-quimicos