Quimica
Segundo LERNER e LERNER (2003), de forma geral, as principais características físicas da Ureia são: estado sólido, quando em temperatura ambiente (25°C); ponto de fusão entre 132°C e 135°C, havendo variação na coloração entre o incolor, para a Ureia produzida no organismo, e o branco, para a Ureia produzida industrialmente, que se apresenta em estado sólido, com odor suave (tendendo a ser inodoro) e possuindo sabor salino. Esta é uma substância higroscópica, portanto possui capacidade de absorver água, tendo alta solubilidade em água (666,7 g/l) e em álcool (100 g/l), sendo insolúvel em clorofórmio e éter. eses, assim como websites e o banco de dados virtuais.
UREIA – CO(NH2)2
De nome químico diaminometanal, de acordo com União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), órgão responsável pelas regras de padronização de nomenclaturas e símbolos da química, a ureia é um composto do grupo funcional amida, que são compostos orgânicos nitrogenados que derivam da Amônia (NH3), sendo ela uma diamida do ácido carbônico, ou seja, possui dois grupos NH2 ligados a um radical acila – grupo radical que possui um átomo e oxigênio (O) e um átomo de carbono (C) - e possui um caráter mais básico que as demais amidas. Conforme MARTIN e HINE (2008).
HALLIBURTON e MORGAN (1989) salientam que o composto possui fórmula química CO(NH2)2 (ou, NH2CONH2), disposta na Figura 1 (a), é considerada um composto nitrogenado não-proteico (NNP) - todo nitrogênio que não se apresenta na forma polipeptídica. É um composto produzido