quimica
SÓDIO- os sais de sódio são de colorações brancas e solúveis em água. Em solução aquosa são inertes e não são reduzidos a seus íons metálicos. O hidróxido de sódio é muito solúvel em água e é uma fonte comum de íons OH. Frequentemente cristalizam como hidratos.
POTASSIO- os sais de potássio são iguais aos do sódio. O hidróxido de potássio e muito solúvel em água e é uma base forte.
AMÔNIO- embora o íon amônio não seja um cátion metálico, seus sais possuem propriedades semelhantes às dos metais alcalinos. São sais de coloração branca e solúveis em água.
Reações dos íons de Sódio Na+
Prova da chama
O teste da chama baseia-se no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da ultima camada de valência absorvem essa energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de um estado excitado. Quando um desses elétrons retorna ao estado fundamental, emite uma quantidade de energia radiante, igual àquela absorvida, cujo cumprimento de onda é característico mudança do nível eletrônico de energia. Assim, a luz de um cumprimento de onda particular ou cor, é utilizada para identificar o referido elemento.
A temperatura da chama do Bunsel é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama. Tal procedimento e denominado teste de chama e será utilizado para detecção de sódio e potássio.
O teste de chama para sódio é tão sensível e persistente, que mesmo traços deste metal produzem uma cor amarela intensa que encobre toda a cor devido a qualquer outro íon presente.
Para esse teste usa-se: