Economia de Resende
Através das pesquisas podemos verificar que Resende é uma das cidades de maior crescimento no estado do Rio de Janeiro. Devido a sua localização privilegiada e infraestrutura o município atrai investidores e empresas de diversas partes do Brasil e do mundo. O PIB de Resende é o segundo maior da região Sul Fluminense, e está entre as quinze maiores do estado. Com seu alto PIB per capita, longa expectativa de vida e alto nível de infraestrutura, Resende é apontada como a terceira melhor cidade fluminense, segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento e a quinta melhor segundo o Índice de Qualidade dos Municípios (IQM), medido pela Fundação CIDE. A economia de Resende é baseada na pecuária, agricultura, indústria e turismo.
A Região de Resende dispõe de um significativo Pólo Industrial diversificado, com ênfase nos setores metal-mecânico, químico, farmacêutico, alimentício e de logística, com oportunidades para a atração de inúmeras pequenas e médias empresas transformadoras.
Em função de sua característica de pólo de atração regional, Resende apresenta um bom potencial de crescimento para serviços auxiliares, educacionais e de saúde. No que tange aos serviços auxiliares, o desenvolvimento da indústria de veículos e a criação da Estação Aduaneira do Interior (EADI) no município, contribuem para reforçar a vocação de prestação de serviços.
2 – RESENDE
Resende é um município localizado no sul do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Seu território faz divisa com os estados de São Paulo e Minas Gerais. É uma das cidades históricas do Brasil Colônia. É também o município mais antigo de sua região. De suas terras, formaram-se os demais municípios do Vale do Paraíba Fluminense.
Resende é um importante polo industrial, automotivo, metalúrgico, de energia nuclear, turístico e sede do segundo maior complexo militar do mundo, a Academia Militar das Agulhas Negras, a única na formação de oficiais combatentes do exército no país,