Quimica
ANATOMIA FUNCIONAL DO MUSCULO ESQUELETICO
FIBRA MUSCULAR ESQUELETICA: numerosa, no meio da fibra há uma única inervação. SARCOLEMA= membrana celular da fibra. MIOFIBRILA= unidade formadora das fibras musculares, composta por actina e miosina. FAIXA I= só contem actina, são claras por serem isotrópicas. FAIXA A = actina miosina, são onisotropica. PONTES CRUZADAS= projeções dos filamentos fundamentais para contração. DISCO Z = final das actinas transversais.
CONTRAÇÃO MUSCULAR
1. Os potenciais de ação se propagam ao longo do axônio. Essa propagação do potencial vai atingir a fenda pré - sináptica onde vai induzir abertura dos canais de cálcio, esse cálcio influi para a terminação, ao longo da sua gradiente eletroquímica. 2. A entrada de Ca2+ promove a liberação de acetilcolina, sintetizada e armazenada em vesículas neurais. 3. A Ach se difunde através da fenda sináptica até a por – sináptica, onde se liga aos receptores nicotínicos, esse sendo ligando dependente. Essa ligação vai induzir modificação da estrutura do receptor onde vai gerar a ativação e induzindo a abertura dos canais de Na+ e K++. 4. Quando os canais de Na+ e K+ , ele irão se difundir e o Na+ irá causar uma despolarização da placa motora gerando um potencial de ação que se propaga ao longo da fibra. 5.O potencial de ação despolariza a membrana da fibra muscular e também penetra profundamente no interior desta fibra, nos túbulos T, que se propagam rapidamente. Ai faz com que o reticulo sarcoplasmático libere, par5a as mio fibrilas grande quantidade de Ca2+, que fica armazenada em seu interior.
6. Os íons geram força atrativa entre os filamentos de actina e miosina, fazendo que se deslizem uma sobre a outra, formando as pontes e conta indo o músculo.
5. Essa placa só atinge o potencial de repouso quando a Ach é degradado em colina + acetato pela acetilcolinesterase. Aí o estimulo sendo cortado os íons de Ca2+ são bombeados de