quimica
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS
CRICIÚMA, MARÇO DE 2014
CRICIÚMA, MARÇO DE 2013
SUMÁRIO
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
3. OBJETIVO GERAL 9
3.1. Objetivos específicos 9
4. MATERIAIS E MÉTODOS 9
4.1. Materiais 9
4.3. Solventes 9
1. INTRODUÇÃO
A solubilidade de uma substância é uma propriedade física muito importante, na qual se baseiam certos métodos de separação de misturas, de extração de produtos naturais e de recristalização de substâncias. É empregada nas indústrias de tintas, perfumes, sabões e detergentes, açúcares e plásticos, etc. A solubilidade depende da natureza do soluto, do solvente e da temperatura.
De acordo com as regras de solubilidade, uma substância polar tende a dissolver em um solvente polar, e uma substância apolar também num solvente apolar. Ou seja, semelhante dissolve semelhante. Por esse motivo as substâncias orgânicas em geral, só se dissolvem em líquidos também orgânicos, como, por exemplo, álcool, éter, benzeno, gasolina, etc. Esses líquidos recebem o nome de solventes orgânicos.
A solubilidade de compostos orgânicos é um importante parâmetro para a caracterização química. Testes de solubilidade permitem prever a presença ou ausência de grupos funcionais e reatividade em alguns casos. De forma genérica, os testes de solubilidade permitem em uma primeira análise classificar o composto em substância ácida, básica ou neutra. Assim os testes são realizados em água, solução de hidróxido de sódio, solução de bicarbonato de sódio, ácido clorídrico diluído, éter e ácido sulfúrico concentrado.
A solubilidade é muito empregada em laboratórios, pois são de extrema importância em alguns métodos de extração de produtos e separação de misturas, por exemplo. Ela depende de alguns fatores como natureza do soluto e solvente e a temperatura. É necessário analisar as