Quimica
Nomes: Giulia Mara 13; Lara Fagundes Pereira 20; Laura Barbosa Grossi 21; Thaynara Mendes da Costa 27.
Disciplina: Normas e Seg. em Laboratório.
Objetivo: Conhecer as técnicas e os materiais utilizados para medição de volume e treinar seu manuseio.
Resumo:
Neste experimento estamos observando os métodos e procedimentos de se medir volumes e qual instrumento é o mais preciso para cada situação, pondo nossos conhecimentos em prática.
Objetivo:
Conhecer as técnicas e os materiais utilizados para medição de volume e treinar seu manuseio.
Introdução:
Para podermos realizar experiências em um laboratório, é necessário o conhecimento dos materiais usados e algumas técnicas básicas. Nesta aula manuseamos o béquer, o erlenmeyer, a proveta, a pipeta, a bureta, o balão volumétrico e o pipetador ou pêra (dispositivo para pipetar), e treinar como fazer medição de volume.
Toda medida de volume deve ser feita na posição vertical e, para aferição, eleve o menisco até a altura dos olhos.
Béquer e erlenmeyer: Tanto o béquer como o erlenmeyer são usados para aquecimentos, preparo de mistura e muitas outras aplicações. Podem ou não apresentar escala. Eles proporcionam uma medida de volume com pouca precisão.
Proveta: A proveta é um tubo cilíndrico graduado com uma base de vidro ou plástico. A precisão é melhor do que nos béqueres ou erlenmeyers, mas também não muito exata. Para esvaziar o líquido, entorne-a vagarosamente, mantendo-a inclinada até o completo escoamento.
Pipeta: A pipeta, um tubo de vidro graduado ou volumétrico, é usada na medição de pequenos volumes líquidos. Ela apresenta maior precisão. Adapte a pêra á pipeta e mergulhe a extremidade inferior na pipeta no líquido a ser medido, tomando cuidado de não deixa-la bater contra o fundo do recipiente. Retire a quantidade desejada e transfira para o recipiente indicado.
Parte experimental:
Materiais: 1 béquer de 50 ml, 1 proveta de 10 ml, 1