Quimica
Questionário:
1. Escreva a equação para a reação da célula somando as duas equações de semirreação que ocorreram durante a eletrólise acompanhada no laboratório.
K⁺ + 1e⁻ ↔ K
I⁻ ↔ I + 1e⁻
K⁺ + I⁻ ↔ KI
2. Dadas às espécies, I2, I- e I3- indique quais são solúveis em água e quais são solúveis em hexano.
Solúveis em água: I⁻ e I3⁻
Solúveis em hexano: I2
3. À medida que o iodo vai se produzindo no ânodo, ele forma o íon complexo castanho I3- com o íon iodeto da solução de eletrólise. Escreva a equação deste equilíbrio. Qual o efeito da adição de CCl4, mais denso, sobre este equilíbrio?
I⁻(aq) + I2(aq) ↔ I3⁻(aq)
4. A solução a redor do cátodo é ácida ou básica? Escreva a equação para a semirreação catódica. Uma amostra desta solução poderá reagir com solução de cloreto férrico? Escreva a equação desta reação.
A solução ao redor do cátodo é básica.
2H2O +2e↔ H2 + 2OH⁻
Sim, poderá reagir com o FeCl3 porque o Fe reage com o I-.
2Fe⁺³ + 2I⁻ → 2Fe⁺2 + I2
5. Quando o iodo, I2, reage com uma solução alcalina, sofre reação de autorredox que produz íons iodeto, I-, iodato, IO3- e água, todos incolores. Partindo do que se sabe acerca dos produtos formados junto de cada eletrodo, dê uma explicação plausível para a existência da nítida fronteira de cor observada no fundo do tubo em U. Escreva a equação química balanceada desta reação.
6. Escreva a equação química para reação que ocorreu entre a amostra (parte B) com o FeCl3. O íon Fe3+ atuou como agente oxidante ou redutor?
7. Considerando os valores de eletronegatividade, bem como a percentagem de caráter iônico, justifique a razão pela qual o KI é mais solúvel no etanol do que o NaCl.
8. A partir do procedimento experimental realizado nesta prática, como se conclui que existe iodeto no sal de