Planejamento de um arranjo físico
De uma forma simples, definir o arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas ,equipamentos e pessoal da produção.
Arranjo físico Manifestação Física de um tipo de processo
A característica volume-variedade dita o tipo de processo
Adequa - se o arranjo físico ao tipo de processo.
Devem ser questionados os seguintes itens para verificar seum layout necessita ou não de alterações são :
OBSOLESCÊNCIA DAS INSTALAÇÕES
-Novos produtos ou novos serviços estão sendo projetados ?-Estes produtos exigirão modificações no método de trabalho,fluxo de materiais ou equipamentos empregados ?-Haverá utilização de novas áreas de estocagem ?
REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO
-Haverá corte de pessoal e/ou paradas de equipamentos ediminuição de movimentação de materiais ?
O arranjo físico de uma operação produtiva é a disposição física dos vários recursos produtivos utilizados para a produção de um bem ou serviço, tais como máquinas, equipamentos, instalações e pessoal.
O projeto do arranjo físico é uma das etapas críticas do processo de planejamento de uma facilidade produtiva. O arranjo físico define o relacionamento físico entre as diversas atividades e determina a maneira segundo a qual os recursos transformados (materiais, informação e clientes) fluem através da operação. A mudança da localização de um kanban ou até de ferramentas, altera os custos e a eficácia da operação. Além disso, mudar um arranjo físico costuma ser caro e demorado, muitas vezes “atrapalhando” o processo produtivo. Segundo SLACK et al. (2007), se esta mudança for feita de forma errada terá consideráveis