quimica
1.1-Soluções Coloidais
Segundo a literatura colóide é a mistura de uma substância dividida em finas partículas insolúveis (denominada fase dispersa), usualmente de dimensões 1 nm e 100 nm, uniformemente dispersas num meio contínuo (chamado meio de dispersão).1
Algumas das propriedades dos colóides são:
Movimento Browniano: movimento constante e errático que não deixa com que as partículas ainda que grandes precipitem na solução.
Efeito Tyndall: como os colóides possuem uma facilidade de dispersão da luz, ao passar um laser através de uma solução coloidal é possível enxergar o feixe de luz sendo formado através da solução comprovando que a propriedade de dispersão da luz.
Em geral, algumas soluções de colóides não são muito estáveis e por isso a estabilidade dos colóides depende também de dois outros fatores, a saber: liofilicidade ou liofobicidade. Onde a lioficilidade e liofobicidade referem-se ao meio dispersante indicando sua afinidade com o meio de dispersão.
Alguns colóides não são estáveis e por esta razão muitos surfactantes são adicionados a solução para que esta estabilidade seja alcançada. Surfactantes são moléculas que têm uma região loifílica e liofóbia.
A diálise é um processo efetuado para a comprovação de uma solução coloidal ondem há a separação de moléculas menores que atravessam uma membrana semipermeável e as partículas coloidais são retidas nesta mesma membrana.
A eletroforese é um método de purificação de colóides com o auxílio da carga elétrica que separa as partículas segundo seus tamanhos e cargas diferentes.
1.2-Cor e Ph
As substâncias podem ser classificadas de várias formas uma delas é de acordo com o potencial hidrogeniônico (pH) que ela possui.
Então se convencionou uma escala de pH onde substâncias com valores abaixo de 7 são consideradas ácidas, com o valor igual a 7 neutras e com o valor acima de 7 básicas.
Para a constatação do pH de uma substância existem os indicadores ácido-base que auxiliam na hora