Quimica
O veículo elétrico é um tipo de veículo que utiliza propulsão por meio de motores elétricos para transportar ou conduzir pessoas, objetos ou uma carga específica. É composto por um sistema primário de energia, uma ou mais máquinas elétricas e um sistema de acionamento e controle de velocidade ou binário. Os veículos elétricos fazem parte do grupo dos veículos denominados Zero-Emissões, que por terem um meio de locomoção não poluente não emitem quaisquer gases nocivos para o ambiente, nem emitem ruído considerável, pois são bastante silenciosos. Sendo eles fabricados em países como Estados Unidos e Japão partindo da indústria automobilística, que estava preocupada com o avanço do preço do petróleo.
Os veículos (os carros elétricos) hoje estão em mais evidências na mídia, também pelas vantagens por ele oferecidas.
Vantagens
Eles poluem menos do que carros movidos a gasolina, tornando-se uma alternativa ambientalmente saudável a esse tipo de veículo (especialmente nas cidades).
Diminuição da poluição ambiental - É sabido que por exemplo o monóxido de carbono que surge quando da combustão num veículo convencional e que é emitido pelo escape desse veículo, é altamente nocivo para a saúde humana provocando diversas patologias entre as quais do sistema respiratório e do sistema cardiovascular
Diminuição da poluição sonora - O ruído ou poluição sonora é também causador de diversos danos para a saúde humana, mais precisamente no sistema auditivo e no sistema endócrino, provocando estresse, hipertonia arterial e problemas circulatórios
Poupança nos combustíveis - o veículo elétrico torna-se deveras vantajoso, pois tem um gasto em locomoção, ou seja, número de euros gastos por quilômetros percorridos, praticamente nulos em comparação com o veículo de combustão interna. É necessário, no entanto fazer o pagamento da eletricidade consumida nos carregamentos.
Desvantagens
1- Preço - Os carros elétricos na atualidade ainda têm um preço elevado quando