quimica
1) ELEMENTOS
Um elemento é uma substância simples, fundamental e elementar. São elementos: o sódio, o cloro, o hidrogênio, o oxigênio, o ferro, o carbono e o urânio. Um elemento não pode ser separado ou decomposto em substâncias mais simples. São representados por uma abreviação designada por símbolo químico. Esta consiste em uma, duas, ou ocasionalmente três letras retiradas do nome do elemento, geralmente do latim. Por exemplo: Prata = Argentum = Ag, Chumbo = Plumbum = Pb, Cobre = Cuprum = Cu. A primeira letra é sempre maiúscula e as letras subsequentes são sempre minúsculas.
2) COMPOSTOS
Os compostos são constituídos de dois ou mais elementos combinados, assim, são substâncias mais complexas do que os elementos. Exemplos de compostos: o sal de cozinha (cloreto de sódio) é composto pelos elementos sódio e cloro; a água, composta por hidrogênio e oxigênio. Os compostos podem ser decompostos (separados) em seus elementos constituintes por processos de separação.
3) MATÉRIA
É tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço, senda essa massa, uma medida numérica da quantidade de matéria do objeto. Por exemplo: a massa de uma bola de golfe é maior do que a da bola de pingue-pongue.
4) ENERGIA
É a habilidade ou capacidade de produzir trabalho. Há muitas formas de energia, por exemplo: mecânica, elétrica, calor, nuclear, química e radiante. Mas o que é trabalho? É quando um objeto é movimentado contra uma força de oposição. Por exemplo, ao levantarmos um livro de uma mesa, realizamos um trabalho sobre o livro, porque o deslocamos contra a força de oposição da gravidade.
5) TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA
O homem utiliza a matéria que ele encontra na natureza para transformá-la em produtos que possa utilizar em seu cotidiano. Estas transformações podem ser físicas ou químicas.
5.1) TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Altera a natureza da matéria microscopicamente e