Analise da infra Estrutura
1 INTRODUÇÃO
A informação e seus respectivos sistemas desempenham funções fundamentais e estratégicas nas organizações. A informação apresenta-se como recurso estratégico sob a ótica da vantagem competitiva. O desafio gerencial é como usar a tecnologia da informação para projetar e administrar empresas efetivas e competitivas. Dessa maneira os sistemas de informação podem ser considerados como vitais para a gestão, organização e operação das empresas.
Observa-se que o propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis. Com a crescente concorrência global, as empresas têm necessidade de informações, tanto do mercado, quanto a respeito dos planos e intenções de consumidores e dos competidores. A informação propicia à empresa um conhecimento de si mesma e de sua estrutura de negócios, facilitando o planejamento, a organização, a gestão e o controle dos processos. Nem todas as informações apresentam a mesma importância para uma decisão, pois esse valor está diretamente ligado a maneira como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem suas metas, e por melhor que seja a informação, se não for comunicada às pessoas interessadas em forma e conteúdo adequado ela perde todo o seu valor. Esta mesma informação servirá como instrumento de avaliação da qualidade da decisão tomada por meio da alimentação de um processo de feedback. A dificuldade principal do gerente é determinar, dentre as inúmeras fontes de informação disponíveis dentro e fora da empresa, quais são as informações relevantes para a execução de seu trabalho. Para ser valiosa para os gerentes e tomadores de decisões, a informação deve ter algumas características como ser flexível, precisa, completa, econômica, confiável, entre outras.
Durante a última década, a tecnologia da informação tem crescido bastante, adquirindo uma importância estratégica, tornando-se uma ferramenta fundamental para
os