QUIMICA
1) A configuração eletrônica de um elemento químico indica a existência de 9 elétrons com número quântico principal 4 (n = 4). Qual o número atômico deste elemento? Que elemento é esse?
2) O gráfico a seguir mostra, em ordem aleatória de posição na tabela periódica, as primeiras energias de ionização (EI) dos oito elementos representativos do quinto período da tabela periódica. Os oito elementos estão denominados genericamente por A, B, C, D, E, G, J e M.
Com base nos dados apresentados no gráfico e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas.
I. O elemento B possui dois elétrons na camada de valência.
II. O elemento D possui apenas 4 camadas eletrônicas.
III. O elemento G possui configuração de valência igual a 5s25p2.
IV. O elemento C se estabiliza quando perde 1 elétron da camada de valência.
Identifique as alternativas corretas e justifique aquelas que estão erradas.
3) Qual é a natureza dos raios catódicos? E dos raios canais? Como e por que os raios canais mudam o seu caráter quando é trocado o gás dentro do tubo de descarga? Como as experiências de tubos de Crookes mostram que os elétrons estão presentes em toda a matéria?
4) O molibdênio metálico tem de absorver radiação com a frequência mínima de 1,09 x 1015 s-1 antes que ele emita um elétron de sua superfície via efeito fotoelétrico. (a) Qual é a energia mínima necessária para produzir esse efeito? (b) Qual o comprimento de onda de radiação fornecerá um fóton com essa energia? (c) Se o molibdênio é irradiado com luz com comprimento de onda de 120 nm, qual é a possível energia cinética máxima dos elétrons emitidos?
5) Todas as linhas de emissão visíveis observadas por Balmer envolviam nf = 2. (a) Explique por que somente as linhas com nf = 2 foram observadas na região visível do espectro eletromagnético. (b) Calcule os comprimentos de onda das primeiras três linhas na série de Balmer (ni = 3, 4 e 5).
6) A difração de nêutrons é uma importante