quimica
Passo 1 (Aluno)
Acessar as informações sobre o alumínio.
Passo 2 (Equipe)
Observar a imagem abaixo:
Passo 3 (Equipe)
Identificar quais são as principais características físico-químicas do alumínio.
Pesquisar e justificar quais são as propriedades extensivas e intensivas do alumínio. R: As principais características físico-químicas relacionadas ao alumínio são: seu baixo peso comparado com outros metais, resistência a corrosão e alta condutibilidade elétrica e térmica. Suas principais características extensivas são por exemplo: volume e comprimento.
Intensivas: densidade, peso e ponto de fusão.
Passo 4 (Equipe)
Escrever um texto justificativo (mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas) sobre como o alumínio é encontrado na natureza, relacionando suas principais características com a produção de objetos para o dia a dia. Incluir nesse texto as respostas do passo 3 desta tarefa.
R: R: Extraído da bauxita o alumínio é obtido na forma do oxido de alumínio.
O Brasil possui a terceira maior reserva de bauxita do mundo. Sua extração exige a remoção da vegetação e da camada superior do solo, sendo uma das principais causas da destruição da floresta tropical. O solo perde sua capacidade de reter agua, formando-se inadequado para o cultivo.
Para produzir 1 kg de alumínio são necessárias aproximadamente 4,6 kg de bauxita.
O primeiro passo para a comercialização do alumínio é a separação do oxido de alumínio do oxido de ferro da bauxita. Essa separação é realizada por meio do processo de Bayer, que envolve a mistura de bauxita com soda caustica ou por aquecimento de hidróxido de sódio sob pressão. O hidróxido de sódio dissolve o oxido de alumio e forma aluminato de sódio. O oxido de ferro se mantem em estado solido e é separado por filtragem
ETAPA 2 Aula-tema: ligações químicas e compostos inorgânicos
Passo 1 (Aluno)
Fazer a