quimica
Conceito de Química: É a ciência que estuda as substâncias determinando as suas propriedades físicas (cor, ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, etc.) e as transformações dessas substâncias em outras.
Fenômenos Físicos e Químicos: Um fenômeno físico ocorre sem que a substância se transforme noutra substância, já um fenômeno químico é aquele que ocorre com a transformação da substância numa nova substância.
Exemplo de fenômeno físico: água (gelo) água (liquido) água (vapor)
Exemplo de fenômeno químico: Papel (celulose) queima (gás carbônico + água) Ferro (Fe) ferrugem [Fe2O3 , Fe(OH)3]
Matéria e Energia: Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Exemplo: pedra, madeira, ar, água, etc. Uma porção limitada de matéria é chamada de corpo (ex.: pedaço de madeira). Energia é a capacidade de realizar trabalho podendo se apresentar na forma de energia calorífica, elétrica, cinética, mecânica, luminosa, potencial, nuclear e química.
Transformação da Energia: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” (Antoine Laurent de Lavoisier - 1743-1794). A matéria e a energia estão intimamente ligadas. O estudo da química depende tanto da matéria quanto da energia (E=m.c2).
Observe: Queima da madeira aquecimento dos corpos energia calorífica Carga e descarga da bateria energia química energia elétrica Explosão do núcleo atômico energia nuclear
Transformações reversíveis: Ex: água vapor
Transformações irreversíveis: Ex: madeira => cinza, fumaça, fuligem
Sistemas: É a parte do universo físico cujas propriedades estão sob investigação científica. Sistema aberto: pode trocar matéria ou energia com o meio ambiente, Sistema fechado: pode trocar energia mas não pode trocar matéria com o meio ambiente. Sistema isolado: não pode trocar matéria nem energia com o meio ambiente. Sistema homogêneo: apresenta as mesmas propriedades em toda a sua extensão (Ex.: água + álcool).