metodologia da ciencia
AULA 14: Citações e tipos de citações
Uma das maiores dificuldades de quem desenvolve um trabalho científico é escrever com clareza, objetividade, simplicidade, concisão e precisão.
Outra questão frequente entre aqueles que estão ingressando na escrita científica é o fato da sua opinião, o que leva muitos a se questionarem se podem ou não expressar a sua própria opinião sobre determinado assunto. Para muitos professores orientadores a resposta para estes alunos é negativa, pois a ciência não é feita de opiniões (especulações, julgamento pessoal, maneira própria de pensar,...) e sim de argumentos baseados em teorias, fatos estabelecidos e dados. A citação é uma ferramenta que o aluno dispõe para auxiliar na escrita de um trabalho científico, pois faz menção a uma ideia de outro autor.
Citação é quando inserimos no nosso texto certa informação, palavras ou ideias de outro autor, ou seja, não são de nossa própria autoria. Sendo assim, deve-se identificar o seu autor. As citações ajudam a explicar, confirmar ou documentar a interpretação de ideias contidas no texto, através de trechos que contêm a opinião de um autor ou mais autores especialistas no assunto retirado da bibliografia consultada (Marconi; Lakatos,2010). A citação deve ser usada com cautela, sem exageros, como forma de enriquecer o texto do trabalho, embasando-o ou esclarecendo-o.
A citação nos fornece informações referentes às ideias, conceitos de um autor, mas através dela não se pode identificar se o trecho citado é proveniente de um livro ou de um artigo; se o autor é uma pessoa ou órgão, para isso recorre-se as referências do trabalho científico que trazem as informações completas das obras citadas.
Tanto as citações quanto as referências não podem ser feitas da maneira que se quer, visto que, existem normas técnicas para isto. Existem vários sistemas que regem as normas como, por exemplo: Normas Brasileiras (NBR) da Associação