Quimica
INSTITUTO DE FÍSICA E QUÍMICA
ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS – 27580
SANDRO RICARDO DOS REIS – 27879
TESTE PARA IDENTIFICAÇÃO DE Mg2+ Ca2+ Sr2+ Ba2+
ITAJUBÁ
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
INSTITUTO DE FÍSICA E QUÍMICA
TESTE PARA IDENTIFICAÇÃO DE Mg2+ Ca2+ Sr2+ Ba2+
Relatório submetido ao prof. Flávio Soares Silva como um dos requisitos parciais para aprovação na disciplina de Química Analítica Qualitativa - Laboratório do curso de graduação em Química Bacharelado da Universidade Federal de Itajubá.
ITAJUBÁ
2013
TESTE PARA IDENTIFICAÇÃO DE Mg2+ Ca2+ Sr2+ Ba2+
Resumo
Este relatório é referente ao experimento na qual o objetivo era a identificação dos cátions de magnésio, cálcio, bário e estrôncio utilizando a marcha analítica. Utilizando - se métodos de testes a seco (testes de chama), e teste via úmida (reações de precipitação), utilizando-se da radiação emitida da chama de cada substancia na qual, cada uma possui um diferente tipo de radiação quando exposta ao calor. No caso de teste via úmida a observação de formação ou não de precipitado com certa substancia desde que sempre que a substancia for insolúvel em tal solução sempre haverá a formação de precipitado.
Palavras-chaves: Cátions, marcha analítica, seco, úmido, precipitado.
Sumário
Introdução
Fundamentos teóricos
Os elementos magnésio, cálcio, bário e estrôncio pertencem ao grupo II. A da tabela periódica apresentando configurações eletrônicas similares. O magnésio é o metal que apresenta propriedades mais diferenciadas do resto do grupo, devido ao seu pequeno tamanho e por essa razão as vezes não é classificado junto com esses elementos no procedimento da separação analítica.
O cálcio é um metal alcalino-terroso, mole, maleável e dúctil que arde com chama vermelha formando óxido de cálcio e nitreto. Em seu estado puro o cálcio se