QUIMICA
MOTIVANDO PESSOAS – TEORIA E PRÁTICA
SUMÁRIO
6.1 Introdução
6.2 O que é Motivação?
6.3 Principais Teorias Motivacionais
2
2
3
6.3.1 Hierarquia das Necessidades segundo Maslow3
6.3.2 Teoria dos Dois Fatores4
6.3.3 Teoria da Determinação de Metas5
6.3.4 Teoria da Equidade6
6.3.5 Teoria da Expectativa6
6.4 Motivação na Prática
7
Considerações finais
8
Bibliografia
8
06
|aula
Prof.ª Especialista Lidiane Barbosa
Objetivos da Aula
▪▪ Conhecer as teorias motivacionais;
▪▪ Compreender como motivar pessoas para o alcance de metas e objetivos gerais.
6.1 Introdução
A palavra motivação vem do latim moveres, que quer dizer mover, ou seja, aquilo que te leva à ação. Um tema fascinante e que vem sendo muito estudado em gestão de pessoas, mas apesar dos esforços, ainda existe uma grande distância entre teoria e prática. Inúmeras empresas investem milhões em programas que prometem resolver o problema, porém, depois de algum tempo, volta-se a estaca zero e lá está a organização falando de motivação novamente.
Quando falamos de organizações, seja ela do segmento de educação, esporte, construção, indústria e serviços em geral, o interesse gerencial sempre estará focado em motivar a equipe para o alcance de metas e objetivos organizacionais de modo eficiente e eficaz. Mas a grande pergunta é:
Como fazer isso? Como fazer com que a motivação seja duradoura? É isso que tentaremos descobrir aqui. Inicialmente vamos compreender a parte conceitual do tema, passando pelas principais teorias motivacionais e modelos atuais, os fatores que motivam e por fim conhecer os principais desafios e tendências acerca da motivação.
6.2 O que é Motivação?
Afinal de contas, o que é motivação? Alguns dizem ser a felicidade, outros a satisfação com aquilo que se faz, e alguns outros dizem ser a conquista daquilo que se esperava, superando desafios e vencendo obstáculos. Para a psicologia, motivação é “uma modificação