quimica
Ligações Químicas são as ligações entre os átomos, que se ligam entre si para formar as moléculas. Os tipos de ligação são: Ligação iônica ou eletrovalente, ligação covalente ou molecular, ligação covalente dativa ou coordenada e ligação metálica. Um importante conceito sobre as ligações químicas é a Regra do Octeto, onde fiz que um átomo adquire estabilidade quando possui 8 elétrons na camada eletrônica mais externa, ou 2 elétrons quando apenas possuir a camada K.
1.1 Ligação iônica
É a força que mantêm os íons unidos, depois que um átomo cede definitivamente um, dois ou mais elétrons para outro átomo. Obs.: Íons são átomos que possuem uma carga elétrica por adição ou perda de um ou mais elétrons.
Na fórmula dos compostos iônicos a quantidade de elétrons cedidos é igual à quantidade de elétrons recebidos e o resultado final é eletricamente neutro.
Uma regra prática é que os coeficientes da fórmula final sejam o inverso dos índices de carga elétrica.
Normalmente os elementos que se ligam ironicamente são os das famílias IA, IIA e IIIA com os das famílias VA, VIA e VIIA da tabela periódica.
1.2 Ligação covalente
Ligação Covalente ou covalência é a união entre átomos estabelecida por pares de elétrons.
Pegamos como exemplo o NaCl, o átomo de sódio cede definitivamente 1 elétron ao átomo de cloro. Desse modo, forma-se um íon positivo (cátion Na+) e um íon negativo (ânion C l -), ambos com o octeto completo , ou seja, com a configuração de um gás nobre (no caso, neônio e argônio, respectivamente). Como conclusão, podemos dizer que a ligação é covalente quando os dois átomos apresentam a tendência de ganhar elétrons. Isso ocorre quando os dois átomos têm 4, 5, 6 ou 7 elétrons na última camada eletrônica, ou seja, quando os dois átomos já se “avizinham” na configuração de um gás nobre (e mais o hidrogênio, que, apesar de possuir apenas um elétron, está próximo da configuração do hélio). Existem dois modos de representar os