Quimica
Introdução
Sabe-se que a transformação de energia química em energia elétrica, ou vice-versa, é realizada através de células eletroquímicas. Se ela produzir energia elétrica através de reações químicas, ela é denominada célula galvânica ou voltaica (pilha). Já a célula eletrolítica (eletrólise), opera com o consumo de energia elétrica. As reações químicas que ocorrem na célula eletroquímica são as de oxidação-redução, redox ou oxi-redução. Na reação de oxi-redução, os elétrons são transferidos de uma substância que está sofrendo oxidação (o redutor) para a que está se reduzindo (o oxidante).
2. Objetivos:
Reconhecer reações de oxi-redução;
Compreender o funcionamento de pilhas e medir sua voltagem;
Montar células eletrolíticas e identificar seus produtos.
3. Materiais:
Placa de Petri;
Conta-gotas;
Palha de aço;
Tubo em forma de “U”;
Béquers;
Voltímetro;
Ponte Salina;
Tubos de ensaio.
4. Reagentes:
Lâminas de ferro;
Lâminas de cobre;
Lâmina de zinco;
Solução de sulfato de cobre II;
Solução de sulfato de zinco;
Fenolftaleína;
Solução de amido;
Solução de iodeto de potássio;
Solução de nitrato de sódio;
Solução de nitrato de chumbo;
Solução de cloreto de mercúrio.
5. Procedimentos experimentais
5. 1 Reações entre metais e íons metálicos Limpa-se as placas de cobre (Cu) e de ferro (Fe) e deposita-se na superfície de cada uma delas uma gota de soluções de 1,0 mol/L de Nitrato de sódio (NaNO3), Nitrato de chumbo (PbNO3) e Cloreto de Mercúrio (HgCl2). Espera-se alguns minutos e observa-se os resultados. Em seguida, anota-se os resultados obtidos, analisando se houve reação entre as placas metálicas e as soluções de cátions de Na+, Pb+ e Hg+.
5.2 Montagem e funcionamento da célula de Zn-Cu (pilha de Daniel) Coloca-se uma placa de cobre (Cu) em um béquer contendo solução de sulfato de zinco (ZnSO4) e em outro béquer, coloca-se uma