Quimica
RESULTADOS Com o objetivo principal de observar a curva de absorção do permanganato de potássio e promover certa familiarização com as relações de transmitância-absorvância, realizou-se procedimento prático utilizando uma solução-padrão com diferentes concentrações, preparados diluindo-se a solução-padrão na proporção necessária para a obtenção das concentrações desejadas: 0,001; 0,0005; 0,0001 e 0,00001. A partir dos requisitos necessários, foi obtido o espectro de absorção do permanganato de potássio, na faixa do visível, de 350 a 600 nm, sendo variado o comprimento de onda de 10 em 10 nm. Além disso, com os valores de absorvância e concentração conhecidos, é possível traçar um gráfico conhecido como curva-padrão. Neste, a reta indica a proporcionalidade entre o aumento da concentração e da absorvância.
Através do gráfico 2 pode-se gerar a equação da reta, e, juntamente com a equação que fornece A, pode-se obter o valor da concentração de uma amostra desconhecida, que foi de 2,19.10-4 mol/L.
CONCLUSÃO
O espectrofotômetro é um aparelho pelo qual passa um feixe de luz através de uma solução, e mede a quantidade de luz que foi absorvida e a luz transmitida por essa solução. Utilizando um prisma, o aparelho separa a luz em feixes com diferentes comprimentos de onda. Para se obter informação sobre a absorvância de uma amostra, ela é inserida no aparelho. Então, luz ultravioleta ou visível em certo comprimento de onda é passada pela amostra, e permite saber a quantidade de luz absorvida ou transmitida pela amostra neste comprimento de onda. Tal análise pode ter seus resultados alterados por uma série de fatores, como não pipetar a quantidade correta de solução, ou ultrapassar o menisco ao preencher o volume no preparo das soluções. E ainda, não tomar cuidado ao manusear as cubetas, ocasionando perdas . Outro fator importante, é o número de pontos certos para organizar a curva de calibração, para maior confiança na