Quimica
Andar por um jardim num dia de Primavera ou atravessar um parque em pleno Outono são momentos que tornam evidente a importância que a cor assume na natureza. A cor é um tema apaixonante tanto para a Ciência como para a Arte e a sua percepção é uma característica da experiência humana da qual, na realidade, sabemos muito pouco.
Foi através da Química que o homem conseguiu reproduzir os magníficos tons e cores gerados pela natureza, além de criar novas e infinitas tonalidades.
A pintura foi um dos modos que o homem encontrou de reproduzir a natureza. Mas a utilização de corantes naturais para colorir, nomeadamente têxteis, é possivelmente tão antiga quanto o uso de pigmentos nas pinturas rupestres.
Os pigmentos são materiais inorgânicos que se apresentam sob a forma de pequenas partículas ligadas entre si pelo aglutinante (óleo, ovo ou mesmo saliva ou gordura animal utilizados pelos artistas rupestres) e que são os principais constituintes das tintas usadas em pintura. Quanto aos corantes, substâncias coradas de natureza orgânica, são solúveis em água e/ou álcool e fundamentalmente usados em tinturaria e na alimentação. Tanto os pigmento como os corantes podem ter origem natural ou artificial.
CROMATOGRAFIA
A cromatografia é uma técnica quantitativa, tem por finalidade geral duas utilizações, a de identificação de substâncias e de separação-purificação de misturas. Usando propriedades como solubilidade, tamanho e massa.
Para o processo de separação de misturas, a mistura passa por duas fases sendo uma estacionaria (fixa, sendo um material poroso como um filtro) e outra móvel ( como um liquido ou um gás, que ajuda na separação da mistura), sendo que os constituintes dessa misturas interagem com as fases através de forças intermoleculares e iônicas, fazendo a separação. A mistura pode ser separada em varias partes distinta ou ainda ser purificada eliminando-se as substancia indesejáveis.
Existem várias classificações quanto à