Quimica
MATÉRIA: É qualquer coisa que tenha massa e ocupa espaço, ex.: Au, H2O, Ag, ar ( mistura de vários gases). Os três estados da matéria mais comuns são: sólido, líquido e gás.
Sólido: é uma forma rígida da matéria;
Líquido: é uma fluida da matéria que tem uma superfície bem definida;
Gás: é uma forma fluida da matéria que ocupa todo o recipiente que a contém. O termo vapor é usado para indicar a forma gasosa de uma substância que normalmente é líquida ou sólida.
Propriedade física: a propriedade física de uma substância é uma característica que pode ser observada ou medida sem mudar a identidade, ex. ponto de fusão, cor, densidade, ponto de ebulição, estados da matéria e outros.
Propriedade química: refere-se a habilidade de uma substância de transformar-se em outra substância. ex. o gás H2 reage com o gás O2 para produzir H2O. O sódio é metal mole, prateado. Não é possível pegá-lo com os dedos nus, pois reage com a umidade da pele e provoca dolorosa queimadura. O Cloro é gás verde-amarelado, venenoso, com odor sufocante. Reação química violenta ocorre quando um pequenino fragmento de sódio é lançado num balão contendo cloro. O metal se inflama, a chama é brilhante e amarela, e forma-se um material pulverulento, branco, cristalino. É muito interessante observar esta reação violenta entre duas substâncias químicas, mas o exame do produto final proporciona surpresa ainda maior. O pó cristalino branco é o cloreto de sódio: o sal de cozinha comum, inofensivo e comestível.
Propriedade intensiva: é a que independe do tamanho da amostra, por ex. a temperatura, densidade de uma substância é independente do tamanho da amostra.
Propriedade extensiva: depende do tamanho da amostra, por ex. massa e o volume.
Energia: uma medida da capacidade de realizar trabalho, ex. a energia necessária para levantar um peso ou para forçar uma corrente elétrica. Existem três formas de energia em química: