Quimica
SOLUÇÕES
Universidade Feevale
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Curso de Engenharia Química
Trabalho da disciplina de Química geral
Novo Hamburgo, maio de 2012.
Soluto: é a substância dissolvida no solvente. Em geral, está em menor quantidade na solução, o mais habitual é que se trate de um sólido contido numa solução líquida (sem que se forme uma segunda fase).
Solvente: é a substância que dissolve o soluto, normalmente o dissolvente estabelece o estado físico da dissolução. Por isso, se diz que o dissolvente é o componente de uma dissolução que está no mesmo estado físico que a dissolução.
Mistura homogênea: é uma mistura onde ao final do processo de união de substâncias, estas já não podem ser identificadas como no início. A aparência da mistura é uniforme a olho nu. Também são misturas que possuem uma só fase.
Tais substâncias sofrem dissolução, ou seja, a mistura dessas substâncias somente produz uma fase. Isso quer dizer que toda mistura homogênea é uma solução, ou seja, é um conjunto de substâncias solúveis entre si.
Mistura heterogênea: é aquela em que a união de dois elementos resulta em uma mistura em que podemos reconhecer visualmente as duas substâncias e, na maioria das vezes, podemos manualmente separar o soluto do solvente. Em outra definição, o solvente não consegue dissolver o soluto.
Saturada: solução que contém uma quantidade de soluto igual à solubilidade a uma dada temperatura. Na solução saturada o soluto dissolvido e o não dissolvido estão em equilíbrio dinâmico entre si.
Solução Diluída: É uma solução insaturada que apresenta uma pequena quantidade de soluto em relação ao coeficiente de solubilidade. Em princípio não existem critérios que delimitem soluções diluídas de soluções concentradas.
Solução Concentrada: É uma solução insaturada que apresenta uma quantidade de soluto mais elevada dissolvida, sem no entanto,