Quimica
-------------------------------------------------
A agroecologia é uma ciência complexa, de cunho social, ambiental e econômico, que visa produzir alimentos de base ecológica que tem como referência a sustentabilidade. A cada dia essa ciência vem se difundindo fortemente em nosso país. E para compreendermos melhor essa complexa ciência, necessitamos estudar outras ciências, neste caso a química, e iremos perceber o quanto ela se torna importante para o estudo da agroecologia.
-------------------------------------------------
De inicio a agroecologia considera o solo como um organismo vivo, e por isso devemos maneja-lo da maneira correta. Quando estudamos as características químicas do solo, passamos a perceber que a química está diretamente ligada com a agroecologia, quando fazemos uma analises de solo, vemos todos aqueles elementos presentes na estrutura do solo e a importância de cada um deles para o cultivo de qualquer cultura. Ao analisar o PH (potencial hidrogeniónico), o mesmo mede a acides e a alcalinidade do solo, que é necessário que o mesmo esteja em níveis toleráveis para que a planta possa absorver nutrientes do solo. Podemos ainda citar a CTC (capacidade de troca catiônica), que é a capacidade que o solo possui de absorver energia.
-------------------------------------------------
Além de vermos a química presente no solo, também podemos vê-lá atuando nas plantas, desde a germinação até a planta produzir seu fruto. Quando uma semente inicia o seu processo de germinação ocorre vários processos bioquímicos que são influenciados pelos fatores externos como água, luz e temperatura. Após a germinação a planta ou plântula, libera um ou dois cotilédones (plantas Monocotiledôneas ou Dicotiledôneas), estes armazenam nutrientes que servem para alimentar a mesma enquanto seu sistema radicular se forma e ela possa absorver nutrientes do solo.
-------------------------------------------------
O sistema radicular das plantas é