Quimica
O trabalho desenvolvido em laboratório depende de uma varias ferramentas e equipamentos. Tais instrumentos são chamados de vidrarias. Cada parâmetro analisado exige diversos cuidados, os quais devem ser seguidos a risca para que se obtenha a devida precisão.
As vidrarias são, em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com as substancias contidas nele. Várias pessoas chamam, erroneamente, os vidros temperados de Pyrex, mas esta é uma marca comercial que distribui tal tipo de vidro. Sem as vidrarias os laboratórios seriam de pouca serventia, portanto é essencial ter um apanhado geral sobre os principais instrumentos, sabendo para que servem e como utilizá-los. Entretanto, elas devem ser tratadas com maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado nelas é mais trabalhado que os de outros vidros quaisquer, assim sendo mais caros, obviamente.
OBJETIVOS
Este trabalho abordará os principais equipamentos e vidrarias utilizadas em laboratório além de uma prevê descrição da mesma.
VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS
ALMOFARIZ COM PISTILO
Usado na trituração e pulverização de sólidos.
BALÃO DE FUNDO CHATO
Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o tripé com tela de amianto.
BALÃO DE FUNDO REDONDO
Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a rotaevaporador. KITASSATO
Utilizado em conjunto com o funil de Buchner em filtrações a vácuo. CONDENSADOR
Utilizado na destilação, tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos.
BALÃO VOLUMÉTRICO
Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções em laboratório.
BECKER
É de uso geral em laboratório.
Serve para fazer reações entre soluções, dissolver