Quimica
Como surgem os radicais livres?
A ligação covalente entre carbono e hidrogênio dá origem aos hidrocarbonetos. A ruptura hemolítica dessa ligação é que faz surgir os radicais livres, veja a reação:
A equação acima representa a Cisão (quebra) de ligações e consequente formação do radical •CH3.
É importante enfatizar que um Radical é um grupo de átomos eletronicamente neutros. Surgem da cisão hemolítica de ligações covalentes e ocorre sem perda ou ganho de elétrons.
Se ocorresse a cisão heterolítica, o produto não seria um radical e sim íons com carga positiva (cátions) ou carga negativa (ânions). O Hidrogênio desemparelhado seria representado como H+ e não como • H.
Conclusão: a quebra das ligações em Química Orgânica dá origem a radicais orgânicos, representados genericamente por R ―.
Há varias maneiras de gerar radicais a partir de moléculas neutras; as mais importantes são (a) fotólise, (b) termólise, e (c) reação redox por íons inorgânicos, metais ou eletrólitos, que envolvem a transferência de um elétron.
Fotólise
A capacidade de uma molécula absorver radiação na região do ultravioleta ou visível, como a acetona, na fase de vapor, é decomposta pela luz com comprimento de onda de 320 nm. Isto acontece porque os compostos carbonilicos têm uma banda de absorção nesta região.
A decomposição fotoquímica origina o par de radicais inicial, decompondo-se para formar outro radical metilo e a espécie CO estável. Outras espécies que sofrem fotólise rápida são os hipocloritos de alquila RO–Cl e nitrilos RO–NO, podendo ambos ser usados para obtenção de radicais alcóxi
A quebra por homólise fotolítica é