quimica : água
A Terra tem o privilégio de ser o único planeta do sistema solar que contém água em oceanos, rios e lagos. Em todos os casos, a água não é pura, mas sim solvente em soluções cujos solutos principais são sais.
Os oceanos cobrem aproximadamente 70% da superfície do nosso planeta e contêm mais de 1,4x1018kg de massa de água. As águas que compõem os oceanos se comunicam, formando uma única massa de solvente que apresenta mesmas proporções dos principais solutos.
Devido à concentração de soluto presente, a água do mar é classificada como uma solução de eletrólitos moderadamente concentrada.
Para se ter uma ideia, a concentração em quantidade de matéria em relação aos íons Na+ e Cl- é de aproximadamente 0,5mol/L e em relação aos íons Mg2+ e SO42- é de aproximadamente 0,05mol/L. As concentrações dos íons Na+ e Cl-, por exemplo, são cerca de dez vezes maiores que as de Mg2+ e SO42-.
Embora as proporções dos principais solutos sejam constantes, a concentração pode variar em diferentes locais, devido a fatores como excesso de chuvas, fusão de gelo, falta de chuvas ou calor excessivo.
As variações tanto em proporção como em concentração de solutos secundários, como HCO3-, NO3-, H2PO4- e ânions de silício (provenientes de rochas), são muito grandes, dependendo da região do planeta.
__________________________________________________________________________________
Uma molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, sendo por isso considerada um óxido.
A decomposição da água pode ser feita por eletrólise. Este processo gera os gases oxigênio e hidrogênio. Veja ao lado o vídeo que mostra este procedimento.
Note que no tubo em que ocorre maior borbulhamento de gás é onde o hidrogênio está sendo produzido. Isso ocorre porque dois mols de moléculas de água (H2O), ao serem decompostos, liberam um mol de molécula de oxigênio (O2) e dois mols de