Quimica da água
O planeta Terra poderia se chamar "planeta água", já que cerca de ¾ de sua superfície terrestre é constituído por água. Deste total 97,50% é água salgada, contida nos oceanos e mares. É importante ressaltar que apenas 0,77% dessa água é imediatamente aproveitável para as atividades humanas (a maior parte, águas subterrâneas). Cerca de 1,70% da água doce se encontra nas Calotas polares e nas geleiras e 0,017% distribuídas entre o solo, rios e lagos e na atmosfera (Manahan, 2001). O Brasil detém 8% do potencial de água potável do mundo, sendo que 80% estão concentrados na Amazônia e 20% no restante do país.
Ciclo da Água
A reposição natural da água no planeta é constante em virtude de um ciclo dinâmico que envolve as várias mudanças de estado físico da água. A água evapora da superfície da Terra, o vapor de água se condensa e forma as nuvens, o vapor de água volta para a terra como chuva, uma parte para mares, rios e lagos e outra penetra no solo ( Manahan, 2001). O ciclo hidrológico, através da evaporação das águas oceânicas e da precipitação, é o principal responsável pela reposição da água doce encontrada no planeta (Manahan, 2001).
Propriedades da Água
A água é o composto químico mais abundante na Terra. Pode ser encontrada na natureza em três estados físicos: sólido (gelo), líquido (água líquida) e gasoso (vapor). Algumas de suas propridades estão listadas na tabela abaixo:
Propriedades Efeitos e importância
Excelente solvente Transporta nutrientes e outros produtos, possibilitando processos biológicos em meio aquoso.
Maior constante dielétrica do que qualquer líquido comum Alta solubilidade de substâncias iônicas e suas ionizações em solução.
Maior tensão superficial do que qualquer outro líquido Controla toda fisiologia aquática, governa os fenômenos do fundo até a superfície.
Transparente ao visível e a maior fração do comprimento de onda da luz ultravioleta Incolor, permitindo