Direito
PROFESSORA Dra. Mirna Gertrudes Ribeiro Oliveira
➢ Como fazer RESUMOS
RESUMO é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento
• O PRIMEIRO PASSO para despertar a habilidade de resumir é uma boa leitura do material; uma leitura lenta e atenciosa, que envolva a totalidade do texto.
• O SEGUNDO passo é o exercício de encontrar as ideias-chave. Elas podem aparecer em palavras isoladas, em expressões ou em frases completas.
EXEMPLO:
“As reposições de aula, se necessárias de fato, deverão ser comunicadas pelos professores aos coordenadores, com antecedência, para que providências sejam tomadas”.
AGORA FAÇA VOCÊ:
“Sempre há benefícios em aprender com situações adversas. Se vivemos fugindo dos problemas, eles parecem seguir-nos como sombras. Melhor colocar a proa da vida para dentro dos ventos confusos que sempre acompanham dificuldades, e buscar a essência delas. Na essência, existe a tranquilidade da compreensão. Nesse estado, podemos examinar nossas forças e fraquezas e usar as coisas positivas para superar as negativas. Podemos ver as oportunidades e as ameaças, buscando o caminho de maior benefício”.
TIPOS DE RESUMOS:
(RESUMO INDICATIVO: indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos e quantitativos. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.
(RESUMO INFORMATIVO: informa o leitor finalidades, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa dispensar a consulta ao original.
(RESUMO CRÍTICO: segue os passos vistos no resumo indicativo, porém ao final, o autor deve colocar sua crítica pessoal em relação ao