quimica e cosmetico
Com o desenvolvimento da quimica como ciência a partir do século XVIII, muitos métodos químicos vêm sendo aplicados aos cosméticos, como por exemplo: melhores métodos de extração de essências e óleos, síntese de essências artificiais, procura por novas formulações e substâncias que possuem maior eficiência sobre a pele humana (em conjunto com bioengenharia). Além de análise e controle de qualidade de cosméticos, com destaque para diversas técnicas experimentais. A química pode auxiliar na optimização de um novo cosmético ou prover meios de estabilização e conservação de formulações que sejam mais eficientes. Tais formulações devem ser estáveis, ou seja, os seus componentes não devem reagir entre si, pois do contrário haveria degradação da formulação e é papel da química garantir que isso não ocorra.
Enfim, o campo que permeia a química e a cosmetologia é amplo e tende a crescer cada vez mais. Se tens interesse nesta área, siga em frente, pois se fores competente, com certeza não ficarás desempregada. Espero ter clareado as suas idéias, mas infelizmente não dá para escrever um compêndio aqui. Caso tenha aceso a uma biblioteca universitária, nelas há bons livros procure nas seções de fitoquímicxa, química orgânica, química industrial e cosmetologia.
Sem a química não haveria como fazer nenhum cosmético, a química é responsável pela ação de um produto em contatato com a pele ou o cabelo.