Quimica-tg
Razão de aquecimento do forno, velocidade de registro, atmosfera do forno, geometria do Candinho de amostra, geometria do forno, sensibilidade do mecanismo de registro, composição do Candinho de amostra.
2- Quais são os fatores que dependem da característica da amostra que influenciam a curva TG?
Quantidade de amostra, solubilidade do gás na amostra, tamanho da partícula, calor de reação, natureza da amostra, condutividade da amostra.
3- Diminuindo-se a razão de aquecimento e mantendo-se os outros fatores inalterados de que forma isso pode alterar o perfil da curva TG para reações lentas e irreversíveis?
Dimensionando-se a razão de aquecimento, provoca uma diminuição da temperatura aparentes de reações de decomposição.
4- Qual a diferença entre a atmosfera estática e a atmosfera dinâmica?
A atmosfera estática, se a amostra libera um produto gasoso reversivelmente, quando a temperatura do forno aumenta a mesma começa dissociar-se assim que a pressão de dissociação excede a pressão do gás ou vapor na sua vizinhança; a atmosfera dinâmica, um gás inerte e utilizado como gás purga para remover os produtos gasosos liberados durante a decomposição térmica.
5- Se o gás de purga utilizado for igual ao gás liberado na reação química de decomposição térmica e se a reação sendo realizada for reversível, o que poderá ocorrer com a velocidade da reação química? A velocidade da reação será afetada.
6- De que forma uma atmosfera oxidante do forno pode influenciar no perfil da curva TG?
7- Mesmo que não ocorra nenhuma reação entre a amostra e a atmosfera, poderá haver efeito sobre os resultados? (lembre-se: condutividade térmica He ˃ N2 ˃ ar ˃ CO2.
8- O que ocorre com as temperaturas, inicial e final de decomposição geralmente se utilizarmos massas de amostra de valores maiores? Existe exceção? Quanto maior a massa da amostra, maior será a temperatura inicial de decomposição térmica, bem como a